Plano anual de Actividades
ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PROJECTO EDUCATIVO / OBJECTIVOS |
DOMÍNIOS DO MAABE |
ACTIVIDADES |
INTERVENIENTES |
RECURSOS |
CUSTOS |
DATA |
|
PÚBLICO-ALVO |
DINAMIZADORES |
||||||
Promoção do sucesso educativo
- Articular, gradualmente, a acção da BE com as diferentes estruturas responsáveis pela concretização do Projecto Educativo (PE)
- Integrar as diferentes literacias da informação no processo de ensino-aprendizagem
- Gerar recursos e condições propiciadoras da leitura
- Promover uma gestão eficiente da BE e dos seus recursos
Formação para a cidadania - Desenvolver valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e aprendizagem ao longo da vida
Desenvolvimento cultural da comunidade educativa
- Facultar recursos informativos e de lazer capazes de responder às necessidades da comunidade educativa
- Favorecer a utilização livre e autónoma da BE
- Consolidar o papel da BE na promoção de projectos, parcerias e actividades livres e de abertura ao meio
|
A |
Realização de encontros formais ou informais com os docentes e estruturas de orientação pedagógica de forma a articular a acção da BE com o desenvolvimento curricular
|
Professores |
Professores bibliotecários Professores dos diferentes departamentos e grupos disciplinares |
|
|
Ao longo do ano |
A |
Realização de visitas guiadas à BE para todas as turmas de 5.º, 7.º e 10.ºanos |
Alunos |
Professores bibliotecários |
|
|
Meses de Setembro e Outubro |
|
A |
Apoio ao estudo na Biblioteca
|
Alunos |
Professores bibliotecários, equipa da BE Professores colaboradores |
|
|
Ao longo do ano |
|
A |
Organização de dossiês temáticos, a partir de recortes de jornais e revistas e de materiais fornecidos por professores das diversas disciplinas |
Comunidade escolar |
Equipa Professores colaboradores Assistentes operacionais |
Papel Tinteiros Fotocópias Pastas de arquivo Cartolinas Plastificações |
|
Ao longo do ano |
|
A
|
Acompanhamento e supervisão do trabalho de pesquisa dos alunos |
Alunos |
Professores bibliotecários Equipa Professores colaboradores |
|
|
Ao longo do ano |
|
A
|
Produção de guiões de apoio à pesquisa nos diferentes suportes e à produção de trabalhos |
Alunos |
Professores bibliotecários Equipa |
Papel Tinteiros Fotocópias Pastas de arquivo Cartolinas Plastificações |
|
Ao longo do ano |
|
A, C |
Publicitação dos trabalhos escolares de mérito |
Comunidade educativa |
Equipa |
|
|
Ao longo do ano |
|
A, C |
Realização de exposições sobre temáticas curriculares |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários Equipa |
Papel Tinteiros Fotocópias Plastificações |
|
Ao longo do ano |
|
A |
Organização de sessões práticas sobre pesquisa e organização da informação para todas as turmas que o solicitarem |
Alunos e professores |
Professores bibliotecários Equipa PTE |
|
|
Ao longo do ano |
|
A |
Realização de sessões de formação de utilizadores |
Comunidade escolar |
Professores bibliotecários |
|
|
Ao longo do ano |
|
A, B, C, D, |
Actualização da colecção, ajustando-a às necessidades de desenvolvimento curricular e de ocupação dos tempos livres e aos diferentes públicos da escola (ensino regular, desde o pré-escolar ao 12.º ano, CEF, EFA, Cursos Profissionais, CNO) |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários Coordenadores de departamento Representantes de disciplina Professores Alunos Direcção |
Monografias DVDs Banda Desenhada
|
2 000 euros |
Ao longo do ano |
|
D |
Tratamento técnico da documentação |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários |
Tinteiros Etiquetas Papel autocolante
|
|
Ao longo do ano |
|
C, D |
Informatização do catálogo |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários |
|
|
Ao longo do ano |
|
C, D |
Instalação/organização e inauguração da Biblioteca na Escola EB1 de Cabeda |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários Direcção Câmara Municipal |
|
|
2.º período |
|
C |
Estabelecimento de um protocolo com a Àgorarte |
Comunidade educativa |
BE/CRE Direcção |
|
|
2.º período |
|
C |
Participação na construção da rede concelhia de bibliotecas escolares de Valongo |
|
Professores bibliotecários |
|
|
Ao longo do ano |
|
C |
Consolidação do trabalho colaborativo com o Centro Novas Oportunidades |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários |
|
|
Ao longo do ano |
|
A |
Apoio às actividades dinamizadas por outras estruturas da escola |
Comunidade escolar |
Professores bibliotecários |
|
|
Ao longo do ano |
|
C |
Serviço de empréstimo domiciliário |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários Equipa Assistentes operacionais |
|
|
Ao longo do ano |
|
A, B, C |
Tertúlias Escolares |
Alunos, formandos dos cursos EFA e adultos do CNO |
Professores bibliotecários Formadores dos cursos EFA Coordenadora e formadores do CNO |
Papel Tinteiros Fotocópias Plastificações |
|
Ao longo do ano |
|
B, C |
Colaboração com o Plano Nacional de Leitura |
Alunos e famílias |
Professores bibliotecários Equipa Professores de Estudo acompanhado e de Área de Projecto Professores de Português |
Papel Tinteiros Fotocópias Plastificações |
|
Ao longo do ano |
|
A, B, C |
Dinamização da página da Biblioteca, do Blogue e da Plataforma Moodle |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários Equipa |
|
|
Ao longo do ano |
|
B, C |
Dinamização de fóruns de leitura (sessões de poesia, leitura de contos,..) nas várias escolas do agrupamento |
Alunos |
Professores bibliotecários Equipa |
Papel Tinteiros Fotocópias Plastificações |
|
Ao longo do ano |
|
B, C |
- Mês e dia da Biblioteca Escolar . Campanha “Oferece um livro à Biblioteca” .Feira do livro, nas duas bibliotecas actuais do agrupamento |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários Equipa |
|
|
Outubro
25 a 30 de outubro |
|
C |
Co-organização da sessão concelhia “Flashes da República” |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários, Equipa concelhia Biblioteca Municipal |
|
|
Janeiro |
|
A, C |
Biblioteca Humana: Consolidação da parceria com a Agência da Vida Local, |
Alunos |
Professores bibliotecários Direcção Professores Agência da Vida local |
|
|
2.º período |
|
B, C |
Co-organização e participação da semana concelhia da leitura |
Comunidade educativa |
Professores bibliotecários, Equipa concelhia, Biblioteca Municipal, Equipa Professores |
Papel Tinteiros Fotocópias Plastificações |
|
28/02 a 04/03 de 2011 |
|
A, C |
Comemoração do Dia da Poesia e da Árvore |
Comunidade escolar |
Professores bibliotecários Equipa |
Papel Tinteiros Fotocópias Papel de cenário Plastificações |
|
21 de Março |
|
A, B, C |
Comemoração do 25 de Abril: - exposição de cartazes - projecção do filme “Capitães de Abril” - tertúlia |
Comunidade escolar Alunos de 9.º ano Adultos do CNO e dos cursos EFA |
Professores bibliotecários Coordenadora e formadores do CNO |
|
|
|
|
B |
Concurso de poesia |
Alunos dos 2.ºe 3.º ciclos, Secundário, Cursos EFA e adultos do CNO |
Professores bibliotecários Equipa |
Prémios |
150 euros |
|
|
C |
Visita/passeio a Coimbra, à Biblioteca Joanina e à Quinta das Lágrimas |
40 alunos que “melhor” utilizaram a BE e os seus serviços (do 5.º ao 12.º ano) |
Professores bibliotecários Equipa |
Camioneta |
200 euros |
/ de Junho de 2011 |
|
C |
Passeios com escritores. |
Professores e funcionários |
Professores bibliotecários Equipa |
|
|
1.º e 2.º períodos |
|
D |
Elaboração do Plano de Acção e do Plano Anual de Actividades |
|
Professores bibliotecários Equipa |
|
|
1.º período |
|
D |
Elaboração do Regimento Interno da(s) Biblioteca(s) do Agrupamento |
|
Professores bibliotecários |
|
|
1.º Período |
|
D |
Avaliação e elaboração do relatório de auto-avaliação |
Conselho Pedagógico Comunidade Escolar RBE |
Professores bibliotecários |
|
|
Ao longo do ano e no final do 3.º período |